Batman & Robin

Batman & Robin

terça-feira, 30 de março de 2010

Ídolos versus TV


Nunca vi, prestando a devida atenção, o Pelé jogar bola. Dizem corretamente que foi o maior jogador que o mundo já viu. Acredito. Não tem para ninguém. Comparar Pelé a algum outro jogador é conversa de tonto. Pois bem, é sobre esses tontos que eu quero falar. Pelé não teve nem 1/3 de sua carreira televisionada. A grande maioria de suas jogadas ficaram somente na memória de quem estava presente ou narradas pelo rádio. Há aquele gol na rua Javari contra o Juventos que o próprio Pelé considera o mais bonito de sua carreira. Não foi televisionado. Pouca gente se lembra. Os que se lembram ratificam a história. Três ou quatro chapéus na entrada da área e ainda deu tempo de escolher o canto do goleiro. Por isso, só por isso existem essas histórias de rixas entre quem foi melhor ou não. Pelé foi grande sem ter a TV a seu lado. Pelé foi o Rei do Futebol sem que muita gente o tenha visto jogar. Engraçado que, no Cosmos, dois ou três anos de TV bastaram para o mundo inteiro cair a seus pés. E olha que já não estava com aquele gás todo.


Certa vez, aquele xarope do Lennon disse que os Beatles eram mais conhecidos que Jesus Cristo. Verdade. 2/3 do mundo, não cristão, viam os caras todo dia na TV. É fato.


Agora chego onde queria, a F1. Imaginaram, ter em dvd, todas as corridas de F1 desde 1950, com a cobertura de hoje em dia? Ascari on board? Hawthorn com a câmera no bico do carro? Phill Hill, Jon Surtees e Jack Brabham na entrevista pós corrida? Quão grande esses gigantes seriam? Mais do que são? Sem dúvida.


Os americanos tem muito material gravado. As corridas em Indianápolis de Clark e Hill estão completinhas e a cores. Tem, inclusive, várias voltas no Lotus 38 on board. Etc...


Sem pestanejar digo que os três campeonatos do Senna valem um do Piquet, e os três do Piquet valem meio do Emerson, que, por conseguinte, valem 1/10 do Farina. A TV forma a opinião. Pena que todos eles não tiveram a mesma cota de exposição.

Nenhum comentário: