Batman & Robin

Batman & Robin

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Adolf Galland




Perguntaram uma vez ao General Galland o que ele achava do nazismo. "Apesar de lutar pela Alemanha, não sei o que é isso. Luto pelos meus irmãos compatriotas. Luto pelo meu País. Governos vêm e vão".


Adolf Galland foi, para mim, o maior piloto de caças de todos os tempos. Voou de maneira impecável o Bf 109 e o Me 262. Conquistou a maioria de suas vitórias a bordo do Caça Magistral, o Messerschmitt Bf 109, o avião de maior produção da segunda grande Guerra. Criou várias manobras, como seus compatriotas Immelmann e Boelcke, sendo a mais famosa o Uppercut onde alinhava seu avião em rota de colisão, nariz a nariz e abria uma rápida rajada de fogo do canhão de 30 mm bem na carlinga dos B17 e B24. Era mortal nos dogfights e a passagem mais dramática de sua carreira ocorreu justamente contra um adversário com equipamento inferior. Um esquadrão de P40 fazia uma patrulha sobre os bálcãs e um dos aviões atingiu Galland. O tanque do assoalho do Bf 109 explodiu e a cabine se encheu de fumaça. Sem conseguir ver e seriamente queimado, conseguiu pousar o avião. Apenas algumas horas depois estava no ar e apesar dos ferimentos derrubou mais dois aliados.


Com a derrota se aproximando, a Luftwaffe apressou a entrega de algumas unidades do jato Me 262. Galland logo se adaptou ao novo tipo de impulsor e regimentou alguns de seus melhores homens para integrar o que seria o primeiro grupo de caças a jato do mundo. Utilizavam uma rodovia perto de Munique como campo de pouso. Se tivesse mais tempo, combustível e homens, Galland teria feito mais estrago aos aliados.


Nasceu em 1912 e faleceu em 1996. Obteve 104 vitótias e a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes. A mais alta condecoração alemã.

Nenhum comentário: