Batman & Robin

Batman & Robin

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Opala


Na minha infância, lia algumas revistas 4 Rodas que traziam as corridas da divisão 3 pelo Brasil e mais tarde as corridas da Stock em Interlagos...


Não sei explicar como, mas desde aquela época o nome Opala não saía da cabeça. Ciro Cayres, Camilo Cristópharo, Pedro Vitor Delamare, Paulo Gomes... Eram nomes dos caras que corriam de Opala e que eu, sem ver nem ouvir nada, adorava e idolatrava.


Era um sufoco conseguir as revistas. Geralmente lia de segunda, terceira mão. As corridas haviam acontecido há meses e eu ficava babando para saber o que tinha acontecido.


O que eu mais gostava, lógico, eram os paus entre Opala - Maverick e Dodge... Se não me engano em 77, um Opala liderava com folga as 500 milhas em Interlagos e era conduzido por Jan Balder e Tite Catapani... Lá atrás vinha o Maverick de Bird Clemente. A ponta de eixo do Opala "torou" e a entrada nos boxes deixou o Maverick na liderança. Após a parada, o Opala vinha babando e tirando quase três segundos só na reta oposta. Chegaram focinho a focinho.


Com essas e com outras, tento mostrar o que as corridas de automóvel são importantes para mim.


E, o título do livro sobre Bird Clemente não poderia ser outro e ilustar de maneira tão cabal o que eram essas corridas: "Entre Ases e Reis de Interlagos"


Na foto, o famoso Opala 44 de Ciro Cayres. Ganhou todas as provas que disputou. Detalhe: tudo original exceto rodas e molas. O motor recebeu apenas os pistões do 4 cilindros e foi para 4.400 c.c. ...

Nenhum comentário: