Batman & Robin

Batman & Robin

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um pouco de polêmica...


Aos meus leitores pó-de-arroz, um singelo resumo do que foi e o que é o time do SP. Assim como os judeus não deixam o holocausto em paz, faço aqui uma revisão da história deste time biônico da capital paulista. E, como a democracia é plena e justa, se não gostarem, leiam outro blog...


Assim começaram os fatos:


- o São Paulo foi fundado em 1930, lá na beira da Marginal Tietê.

- faliu, por má administração em 1934.

- tentaram recriar o clube sem sucesso.

- as dívidas contraídas nunca foram pagas pelo São Paulo, mas pelo clube vizinho, o C.R.Tietê, que aceitou incorporar o terreno, ficar com as taças e arcar com as dívidas.

- finalmente em 1935 o clube é refundado, sem nenhum patrimônio.

- esta terceira fundação só sobreviveu por causa do C.A. Estudantes da Mooca, que passou a mandar seus jogos naquele bairro.

- o São Paulo foi salvo de uma nova falência por um jogo beneficente entre o Palestra e o Corinthians, o famoso jogo da barrica, assim chamado porque colocaram uma barrica na entrada para que o povo jogasse dinheiro para o São Paulo pagar suas dívidas.

- Porfírio da Paz, no jogo da barrica, percorreu as torcidas com uma bandeira do arco íris estendida para que os torcedores atirassem moedas.

- o clube em 1942, aos sete anos e sem nenhum patrimônio, foi salvo pela Segunda Guerra Mundial.

- por utilizar o nome da cidade, era aliado da elite política (racista), portanto não admitia atletas negros.

- tentou a todo custo se apropriar do estádio do Palestra Itália já que o Brasil havia declarado guerra ao eixo.

- não conseguindo o Palestra, tomou de graça um clube alemão, o Germânia, na região da marginal Tietê onde hoje é o Canindé.

- neste mesmo ano de 1942 o SP fugiu do gramado para evitar ser goleado pelo Palestra Itália.

- em 1952 vendeu para a Portuguesa de Desportos o terreno que consegui tomar de graça do Germânia.

- com o dinheiro foi comprado um terreno no Jardim Leonor de Barros, urbanizado as pressas pelo então governador Adhemar de Barros.

- como até meados dos anos 50 não admitiam atletas negros, estes eram obrigados a alisar o cabelo e usar pó-de-arroz para enganar os diretores e torcedores.

- Leônidas da Silva só assumiu sua negritude quando foi jogar no Corinthians. Tal fato foi tão importante para a comunidade negra que a Lacta eternizou o jogador criando o chocolate Diamante Negro.

- nos anos da ditadura, sem explicar a origem do dinheiro, sem um clube de associados, sem arrecadação por conta da péssima campanha, conseguiu construir o maior estádio particular do mundo, o Morumbi.

- enquanto constuía seu estádio o SP jogava de graça no Palestra Itália.

- por coincidência, Laudo Natel, dirigente do SP era governador do estado na época da construção do estádio.

- para inaugurar o seu estádio parcialmente terminado, o SP precisou emprestar dois jogadores do Palmeiras (Julinho e Djalma Santos) pois corriam o risco de perder por conta da mediocridade de seu elenco de jogadores.

- o governador biônico e dirigente Laudo Natel chegou a sentar no banco de reservas para pressionar a arbitragem a tirar o SP da fila.

- apesar das negativas, o SP foi sim rebaixado a segunda divisão no campeonato paulista.

- é o único grande clube paulista que nunca vestiu a camisa da Seleção Brasileira.

- é o time com menor média de público ao longo dos anos.

- o primeiro uniforme que o SP usou foi doado pelo Corinthians e era branco, vermelho e preto. Camisa branca com a manga esquerda preta, a direita vermelha, calção branco e meis brancas.


Então macacada, durma-se com um barulho desses...

Um comentário:

Anônimo disse...

Inveja mata...
Fini