Batman & Robin

Batman & Robin

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Era das Trevas

Na minha modesta opinião, este cartaz é muito simbólico. Trata-se do GP da Inglaterra de 1975 disputado em Silverstone, vencido por Emerson Fittipaldi. A simbologia é simples. Um campeão do mundo defendendo seu título e vencendo uma corrida tumultuada pela implacável chuva inglesa. Foi a última vitória do meu campeão. Após esta data, tudo mudou na F1 para mim.

Creio que o Emerson foi o último campeão da F1 da era que eu considero romântica. A mais bela da F1. Literalmente falando pela beleza dos carros, dos circuitos, das lutas pelas vitórias, dos monstros que pilotaram nesta época... E tecnicamente falando da importância do piloto na condução do carro. Era o domínio do homem sobre a máquina.

75 entrou para a história como o ano onde a F1 se rendeu a aerodinâmica. Pilotos e carros viraram escravos dos apêndices e das asas monstruosas que igualavam os carros e traziam os pilotos medianos muito próximos aos verdadeiramente geniais. Misturou tudo e nivelou por baixo. O auge da decadência? Os Lotus das temporadas de 77 a 79. O efeito solo e as saias criadas por Chapman levaram a FIA a banir seus carros tamanha diferença de rendimento perante um F1 "normal".

Mas o pior ainda estava por vir. A Era Turbo. Creio que a mais vergonhosa da F1.

Não tenho mais uma foto do GP inglês de 75. Uma foto do Emerson deixando o carro e que, apesar de ter vencido, olhava cabisbaixo prevendo o que estava por vir.

Nenhum comentário: