Começou uma série no History sobre o Vietnã. Há muito tempo atrás eu era um pouco mais louco que hoje e vivia falando e respirando a II Guerra e a Guerra do Vietnã. Com o avanço da medicina creio que melhorei muito e posso dizer hoje que estou limpo. Mas a recaída é cruel. Estava até evitando ver esta série e por mais que tentei, sucumbi ao controle remoto. A primeira cena que vi foi uma patrulha com quatro F 105 Thunderchief sendo emboscada por um enxame de mais de vinte MiG's 17-bis... Quase chorei. Considero os Thuds um dos mais belos aviões de combate americanos. Forte, ágil, rápido e resistente. Tenho muitas fotos de Thuds retornando ao campo de pouso sem leme, sem pedaço de asa, sem canopy, aterrando de barriga... Mas com o piloto são e salvo. Em uma comparação muito tosca, considero o Thud uma peça de infantaria. Tinha aos montes e não desistia nunca.
Minha predileção é e sempre será o F-4D Phantom. O Fantasma. Aliás, percebi o peso do seu nome de batismo quando traduzi para o tupiniquês: Fantasma. Desde então procuro uma tradução para todo avião que gosto. Não ao pé da letra, mas o que realmente significava aos seus criadores.
O Thunderchief não é diferente. É o Chefe do Trovão.
Depois eu conto uma passagem dos Thuds destruindo uma ponte com a cobertura de topo feita pelos F-4... Nenhum MiG chegou perto. As únicas perdas foram para o fogo antiaéreo e para uma colisão em pleno ar.
Assistam a essa série. Apesar de toda guerra ser bárbara, esta foi mais cruel que a II guerra sem dúvida nenhuma...
Um comentário:
Marcão, estou assistindo e pretendo acompanhar toda a série que está bem feita e nos mostra a crueldade e carnificina que fizeram com jovens americanos nesta insanidade que foi a guerra do Vietnã. Vale à pena assistir como fato histórico e o que não devemos repetir na eternidade, muito bem feito o seriado, com imagens reais e uma narrativa bem elaborada. abs Álvaro
Postar um comentário