Batman & Robin

Batman & Robin

terça-feira, 17 de maio de 2011

94. O ano que não acabou na F1...

Ataque cardíaco, suicídio, barra de direção, amor não correspondido(Boutsen), unha encravada, chulé sem cura, dívida no banco, teste de HIV positivo, etc...

Já ouvi de tudo sobre a morte do Senna. Agora o Newey vem a público, 17 anos depois, falar em um pneu furado... Vamos somar então a interminável lista de prováveis causas mais esta: um pneu traseiro furado. Se fosse alguma outra pessoa falando eu creditaria a informação a pura sandice. Mas é o Newey que está falando. O projetista daquele carro. Faz sentido. Pela telemetria, o sinal de tirar o pé em plena curva, condiz com uma saída de traseira. A barra de direção produziria uma saida de frente. Em 0,5s após a tirada do pé veio a cravada no freio e o consequente muro...

Não tinha percebido isso. Revi agora há pouco a imagem pelo carro do Schumi e realmente um olho atento percebe que o carro primeiro sai de traseira para depois ir de encontro ao muro. Só acho estranho isso vir a público somente agora.

Outra coisa: o cara admitiu que o serviço na barra de direção foi porco. Só que a pergunta que nunca será respondida é essa: quebrou antes ou depois da batida? Creio que somente Newey, Head e Williams sabem da verdade.

Outro fato: a hipótese do pneu ganha força pela presença, inédita até então, do safety car naquela prova. O pneu de Senna pode ter perdido a calibragem nas voltas lentas atrás do safety car. Também há o fato de haver muitos detritos da batida anterior espalhados justamente na entrada da Tamburello.

Só digo uma coisa: êita azar da peste sô!

Nenhum comentário: