Formula one. Isso mesmo, sem acento e em inglês. Quer dizer o máximo em desempenho em corridas de automóveis. Foi criada em 1950 e possui poucas regras básicas. A regra principal é a que regulariza os motores. As outras, menos importantes, são um mix básico de dimensões, capacidades, autonomia... Enfim, tratam de deixar os carros o mais equalizados possíveis.
Aqui eu chamo a atenção para uma regrinha básica que foi aos poucos deixada de lado: - que as provas serão realizadas sempre as 14 horas locais para preservar o máximo de aquecimento da pista e a maior incidência de luz natural possível. Ora, é legal a prova noturna... o problema é que o showbizz passou por cima de muita coisa na F1 e a levou a lugares onde é impossível haver ultrapassagens. Criaram projetos de pista multifuncionais que acabaram com a F1. Não se ultrapassa se o idiota da frente não permitir... Ora, quem falou que o sujeito que vai ser ultrapassado tem de permitir algo? O piloto chega, passa e acabou.
A salvação da F1 é simples e barata. Voltar ao calendário de 40 anos atrás. Spa, Zeltweg, Kyalami, Paul Ricard, Watkins Glenn, Silverstone, Brands hatch, Interlagos, Imola, Monza etc...
É só voltar aos circuitos antigos, sem reforma, que a velocidade e o show da F1 renascem!!!
Agora tem os Tilkódromos, tem a asa móvel, tem a delimitação de trechos de ultrapassagem e a idéia absurda do Bernie de introduzir chuva artificial nas corridas...
Pára tudo. Vão todos a merda e acabem de vez com a F1. Montem outra categoria e deixem a saudosa F1 viva em nossas memórias.
Os pilotos estão acabando, as pistas idem e o saco também...