Batman & Robin

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quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Stock Car


Faz um tempão que não acompanho mais a Stock Car do Brasil. O próprio nome da categoria exemplifica que carros comuns, daí o nome stock, com pequenas modificações formam um grid onde o que deveria prevalecer era a qualidade do piloto. Pois bem, essa categoria que leva o nome Stock Car e que é transmitida em algumas brechas da programação da emissora detentora dos direitos, no mínimo deveria ser repensada. A origem e essência desta categoria remonta ao final dos anos 40 e teve seu apogeu nos anos 50 e 60 com a NASCAR norte-americana. Chevrolet, Ford, Chrysler, Pontiac, Hudson, Nash, só para citar algumas marcas, corriam com seus carros de passeio onde, não raramente, o piloto ia ao autódromo com a família no mesmo carro onde ia correr no domingo. Apenas retiravam os bancos, colocavam pneus mais largos e um carburador mais bravo e iam correr. Passado a corrida, tudo voltava ao normal e todos a bordo para ir para casa junto ao troféu. Em 1979 o primeiro campeonato brasileiro de Stock Car nasceu assim. Muita gente da extinta divisão 3 colocou os Opala dentro do novo regulamento e foi a luta. Sempre havia grid lotado e disputa lado a lado. Mas não demorou muito e o campeonato foi ficando cada vez mais em cima de dinheiro e patrocínio. Virou isso que vemos hoje, chassis tubular, motor importado e uma bolha por cima. E quem tem mais dinheiro leva. A foto que eu escolhi para ilustrar este assunto mostra um Hudson que foi várias vezes campeão e que mais tarde inspirou o desenho Carros.

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