Batman & Robin

Batman & Robin

quarta-feira, 31 de março de 2010

Nérsinhogate


Nérso pai e Nérso filho estão processando Flávio Briatore. Tudo certo. Quem tem assunto pendente tem mais é que procurar seu direito. Bem como Briatore, que deve revidar pesado também. Coisas de tribunal e de desafetos antigos.


Só queria aqui discutir dois pontos. Um é o valor pedido neste primeiro round dos Nérso. 200 mil libras. Pouco pelo estrago feito na carreira do Nérso filho. O outro ponto é o Alonsito. Só alguém muito tonto, tipo os delegados da FIA, para acreditar que o cara não sabia de nada. Correu grana preta para o espanholzinho sair ileso da cagada de Cingapura. Grana acho que até da Ferrari, que já devia ter o cara sob contrato para este ano. O espanhol deve estar rezando para o troço acabar em pizza. Por enquanto, sobrou mesmo, só para os retardados dos Nérso.


Se fosse mesmo coisa séria esse tribunal da FIA, a Renault, os Nérso, o Briatore e o outro cara da equipe, que eu não lembro o nome, deviam ser expulsos do planeta.


Pena que eu, como já disse, gosto do Nérso pai. E torcia mesmo para que o nome continuasse forte na F1 com seu filho. Ferrou tudo. O duro é aguentar viúva do Senna se esbaldando com a cagada dos Nérso. Principalmente as viúvas ativas, que não dão trégua nunca e estão sempre de plantão.


Bom, todo mundo já sabe que isso está longe de terminar...

Contador dos infernos


Me aconselharam a colocar um contador de visitas aqui no blog. Coloquei. Agora tenho a sensação que, além de policiar as visitas, o trocinho pode desencadear mais desolação a mim, pois as visitas, que pareciam poucas, agora são assustadoramente poucas. Mas tudo bem. The show must go on.

Brambilla


Hoje de manhã, lá pelas seis e meia, vi um ônibus com esse nome escrito. Desses ônibus que levam trabalhadores, fretados por empresas privadas, não eram de linha comum. Mas estava lá o nome. Lembrei do Vittorio Brambilla. Falei com meu filho Pedro que era o nome de um corredor de F1. Nem eu lembrava mais dele. Mas lembro dos nomes. Presto atenção em nomes. E esse era um baita nome. Não que o Vittorio fosse um ás. É um nome forte, de piloto mesmo. Nada que termine com "inho".

O Brambilla conseguiu apenas uma pole e uma vitória em 79 corridas. Faleceu em 2001.

Com isso lembrei de mais uns nomes que eram fortes: Mauro Baldi, Lorenzo Bandini, Andrea de Adamich, Bob Drake, Nino Vacarella, Luigi Villoresi, Wolfgang von Trips... e por aí vai.

terça-feira, 30 de março de 2010

Ídolos versus TV


Nunca vi, prestando a devida atenção, o Pelé jogar bola. Dizem corretamente que foi o maior jogador que o mundo já viu. Acredito. Não tem para ninguém. Comparar Pelé a algum outro jogador é conversa de tonto. Pois bem, é sobre esses tontos que eu quero falar. Pelé não teve nem 1/3 de sua carreira televisionada. A grande maioria de suas jogadas ficaram somente na memória de quem estava presente ou narradas pelo rádio. Há aquele gol na rua Javari contra o Juventos que o próprio Pelé considera o mais bonito de sua carreira. Não foi televisionado. Pouca gente se lembra. Os que se lembram ratificam a história. Três ou quatro chapéus na entrada da área e ainda deu tempo de escolher o canto do goleiro. Por isso, só por isso existem essas histórias de rixas entre quem foi melhor ou não. Pelé foi grande sem ter a TV a seu lado. Pelé foi o Rei do Futebol sem que muita gente o tenha visto jogar. Engraçado que, no Cosmos, dois ou três anos de TV bastaram para o mundo inteiro cair a seus pés. E olha que já não estava com aquele gás todo.


Certa vez, aquele xarope do Lennon disse que os Beatles eram mais conhecidos que Jesus Cristo. Verdade. 2/3 do mundo, não cristão, viam os caras todo dia na TV. É fato.


Agora chego onde queria, a F1. Imaginaram, ter em dvd, todas as corridas de F1 desde 1950, com a cobertura de hoje em dia? Ascari on board? Hawthorn com a câmera no bico do carro? Phill Hill, Jon Surtees e Jack Brabham na entrevista pós corrida? Quão grande esses gigantes seriam? Mais do que são? Sem dúvida.


Os americanos tem muito material gravado. As corridas em Indianápolis de Clark e Hill estão completinhas e a cores. Tem, inclusive, várias voltas no Lotus 38 on board. Etc...


Sem pestanejar digo que os três campeonatos do Senna valem um do Piquet, e os três do Piquet valem meio do Emerson, que, por conseguinte, valem 1/10 do Farina. A TV forma a opinião. Pena que todos eles não tiveram a mesma cota de exposição.

A internet é um inferno...


O problema de se gostar de alguma coisa é sempre encontrar gente que tem um monte dessa mesma coisa. E o pior de tudo é que quando voce encontra estas pessoas na internet, elas estão sempre vendendo aquele seu objeto de desejo...

Isso é uma tortura. Aliás é a morte.

Olha a cara do retardado vendendo um CAMINHÃO de RDs lá na Inglaterra... É duro. Quando recebi o link dessa foto que Don Miguel enviou, quase tive um troço. Caramba. Um caminhão...


Outro dia encontrei um amigo e ele "achou" uma coisarada de autorama... Descreveu detalhe por detalhe tudo o que conseguiu de presente de um velho xarope aqui de Jaú. Tem um monte de coisa que eu não tenho.O mais engraçado é que ele nem percebeu o quanto ele passou perto de morrer, falando do achado...


Nessas horas, lembro na minha avó morta, para não fazer besteira...

Pressa... a amiga da imperfeição


Bati rápido o olho em umas chamadas de texto e parei numa delas que dizia que Sam Michael, diretor esportivo da Williams, não entendia como o Poverello ainda não havia sido campeão. Elementar meu caro Michael. A F1 é cruel, muito cruel com nosso vitaminado e rapidíssimo piloto tupiniquim.

O mais bacana de tudo isso é que a notícia ganhou repercussão onde outras fontes, pegando carona no texto original, atribuem a fala de Michael a Michael Schumacher. Um pequeno mau entendido. Simples até.

Então, se alguém conhecer algum Michael, lembre-se que é o Schumacher.

O que leva a seguinte conclusão: se fosse mesmo o Schumacher que tivesse perguntado isso, esse alemão seria também campeão em sarcasmo.


Avante Poverello! 2011 está quase aí! O carro da Almeida Racing é um rojão! Faça de 2011 o ano que esses malas vão comer poeira!


Na foto Sam Michael, o inquisidor! Ponto de exclamação! Como diria Roberto Avalone.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Notícia dos sonhos


Parece que tem um clube querendo levar o Diego Souza embora do Palestra. Vai com Deus! E leva o Marcos, o Xavier e o Danilo. Limpa tudo. Faz promoção. Compra um besta, leva quatro. Só falta o Palestra perder essa chance. Capaz até de dar uns trocos...


Volta Mustafá!!!

Gepê da Ostrália


Rapidinho:

- Eu ainda vi a fila indiana que o Galvão insistia em dizer que não tinha...

- A chuva deu uma mãozinha para umas poucas trocas de posições...

- O Vettel precisa se benzer...

- O Massa parece que vai andar melhor para não apanhar feio do Alonso...

- O Hamilton anda mais que o carro...

- O Webber deu de propósito aquele totó...

- O Schumacher precisa soltar o freio de mão...

- Não consigo ver nada no Button...

- O Alonso vai mesmo ser campeão...

- O Poverello, ah... voces sabem...

Integridade


O tal de Belluzzo, dizem, é o máximo como professor e como cidadão. Socialista bravo, daqueles entrincheirados. Leva a cartilha ao pé da letra. Lindo. Leninista roxo.

Pois bem, o careta foi ser presidente do Palmeiras. Tudo lindo. Chegaram até a dizer que era um marco na história do clube, uma pessoa tão ilibada assim, se meter com o futebol. Continua lindo. Foi apupado de muitas formas, até pelos adversários. O time estava líder, 5 pontos a frente. Jogava por música. Aí o careta enfrentou o Luxemburgo. Ainda tá lindo. O time ia de vento em popa. Ficou o Jorginho. Interino. Começou a ficar quase lindo. O careta, querendo mostrar serviço, trouxe o Muricy. Alguém acendeu o estopim e o time implodiu contra o Santo André. O vexame se instaurou no parque e não saiu mais. Tudo feio. Eliminação após eliminação chega Zago. Horror. Mais uma eliminação e agora, sob ameaça de morte, o careta se diz pronto a renunciar. Tá ficando lindo de novo. Renuncie já.


Volta Mustafá!!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Coisas legais da internet - parte 85467213


Um maluquete alemão foi para o xilindró por ter curado um cego. Vendeu por o equivalente a 5o mil reais um pote de picles banhado em L.S.D. a um motoqueiro que perdera a visão em um acidente. Se a justiça alemã fosse realmente correta tinha também que prender o retardado que comprou o bagulho. E dar parabéns ao meliante que vendeu, afinal alucinações podem ser uma forma de enxergar coisas. Pena que passa o efeito... deve ser por isso que o cara foi em cana.

Fim de feira


Vi agora há pouco que o Nersinho vai disputar a Stock Car por aqui. Morreu. Tá morto. Se foi. Eu preferia ver o moleque parar de correr do que correr aqui. Já chega o nhola do irmão dele que anda de caminhão. Sei lá, abre um bar, uma butique, vira deputado, funda uma igreja... mas não vem correr na estoque. Que triste fim de carreira.


Nersão, manda o moleque estudar na Suíça!


Só falta ele guiar o carro do "Curíntias"... aí lascou tudo de vez...

Errei


Eu gostaria de confessar aqui que errei ao falar certas coisas do Poverello. Neste final de semana tem GP lá na terra das ostras, a Ostrália. Tem muito lá também aqueles ratões gigantes iguais aos do desenho do Frajola. E tem também as declarações do Poverello que me fizeram saber que errei:

- nosso impávido piloto cravou na lata que o Schumacher errou ao voltar à F1. Ele tem bola de cristal?

- nosso vitaminado piloto disse que o problema de não haver ultrapassagens é a largura dos pneus dianteiros. Manda um Tyrrel seis rodas para ele!

- nosso ligeiríssimo piloto acha que depois de 5 ou 6 corridas terá uma real posição sobre o carro. Nós também.

- nosso Mun Ra sobre rodas já está conversando com algumas equipes para 2011. Deve ser a Almeida Racing.

- nosso eletrizante piloto disse que ainda dá. Dá B.O.


OBS: Na dublagem dos desenhos da Looney o Sylvester já foi chamado de Silvestre e de Frajola. O nome que pegou foi Frajola.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Aldous Huxley


Esse careta escreveu um livro chamado Admirável Mundo Novo. Adoro ficção. Trata-se da sociedade humana no futuro, monitorada ao extremo, cerceada de quase todas as vontades e praticamente anulada de todas as virtudes do homem. Li em 86/87 não me lembro bem. Só me lembro agora que estamos perto disso. "Conduzidos". As coisas acontecem errado e pouca gente se dá conta disso. Há uma neblina densa cobrindo os sentidos de todos. Estamos ficando acomodados, conduzidos como gado, orientados na complacência, passando pela vida sem poder alterá-la. Ficamos compadecidos pela ineficiência alheia. Ninguém fala nada. Ninguém se incomoda com nada. Ninguém faz nada. Até eu. Conseguimos chegar ao absurdo de tolerar fatos negativos que em outros tempos seriam, sabiamente, execrados pela sociedade. Modernidade? Acho que não. Evolução? Também acho que não. Massificação da imbecilidade? Sim, pode ser isso. Tudo caminha para uma deteriorização silenciosa, como uma doença que, primeiro ataca a razão, depois a visão e por fim a vontade. Uma doença chamada inanição. Todos estão contaminados. Eu, voce, o Zé da esquina, os filhos, os parentes, o mundo. Tudo pode parecer normal, mas não está normal.


Teoria da conspiração? Não, nada disso. Só enxergo umas coisas onde elas não deveriam estar.

Depressão? Não. É falta de vergonha na cara para começar a mudar.


Provas? Seja atendido em qualquer lugar por uma mula. Veja como as escolas estão se adaptando aos alunos. Olhe para si mesmo e tente não se envergonhar de algo. Tente sentir de perto a banalização da criminalidade. Assista a TV. Leia seu provedor de internet. Abra um jornal. Vote com a massa. Acredite no seu candidato.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Casco azul




Outro dia um amigo, leitor assíduo deste blog, me fez uma correção. Uns posts atrás eu disse que era lindo ver o 72D com aquele casco azul e laranja do Emerson. Ele diz que é preto e vermelho. Sim, de longe parece ser destas cores. Era esta mesmo a intenção do Sid. Um jogo de cores. O capacete é azul metálico muito escuro e laranja. Aí está a foto, no 72C Gold Leaf, pequeno gafanhoto.


Pouca gente sabe mas a Estrela havia se preparado para lançar o autorama Fittipaldi com o Lotus vermelho. Aí aconteceu a mudança de patrocinador e saiu um carro vermelho e um preto. Na capa está o Wilsinho e o Emerson atrás do 72C vermelho.

Defenestrar


Há um tempão, o Veríssimo usou esse termo para uma crônica. Não sabia do que se tratava. Defenestrar é o ato de jogar alguma coisa pela janela. Por exemplo uma criança. Esses tais de Nardoni são defenestradores. Triste. Cadeia neles.

terça-feira, 23 de março de 2010

Consertadinhas




A foto do Stewart ainda é um mistério. Não consegui saber onde foi e que estampada foi aquela lá atrás pegando fogo. Considero uma das mais belas fotos que eu tenho. O fogo, a correria lá atrás, o contra esterço no máximo, o carro todo torto, baita foto. A outra é do Villeneuve. Andava assim até na reta. As T3 e T4 deviam urrar na mão do cara. E os pneus? Deviam durar umas três voltas...


Se um carro de F1 fizer isso hoje, o computador dá pau, dá tela azul do Windows no box, a telemetria pede Gardenal para o piloto, o patrocinador liga pedindo calma, o cd de boot risca, a ventoinha da CPU trava e o cara da placa escreve: VIXE MÃINHA! na próxima volta...

Da Silva 50 - parte final


Para acabar com a homenagem dos seus 50 anos de nascimento, quero só lembrar de mais um ponto. Simpatia não é o tipo de coisa que se conquista ou se barganha. E muito menos se compra. O caso é que nunca achei o Da Silva simpático. Meu santo não cruzou com o dele. Só isso. Nunca quiz ou tive pretensão de torcer por ele. Esquisito. Nunca. Nunca vibrei com uma corrida sua. Via apenas o óbvio. O piloto eficaz e bom que ele foi. O endeusamento, como disse há pouco, vêm muito de sua morte. Mesmo depois de morto continuo não gostando do cara. Essa mitificação para mim não cola.

E, para acabar com a eterna discussão sobre quem era o melhor piloto da F1, que não termina nunca, surgiu o Schumacher. Só torci pelo alemão quando correu pela Ferrari. Tem carisma? Tem um pouco sim. Maior que o Da Silva? Talvez. Pergunte a um alemão quem foi o melhor...Li uma vez que o maior defeito do Schumacher era não ser brasileiro...

Mas voltemos ao Da Silva. O cara era bom. Muito. Assim como muitos outros campeões. Por exemplo, podemos ficar discutindo meses a fio se o tricampeonato do Lauda é inferior ao dele. Se o do Nérsão também, do Jack Brabham, do Prost...

Então, meus caros, deixa o morto em paz.


Obs - Olha a foto. Só falta dizer: "Luke! Eu sou seu pai!"

Da Silva 50 - parte 2


A irmã do moço, mãe do SS, disse que o falecido seria hoje um defensor do meio ambiente. Lindo. Prático. Providencial. Oportuno. Midiático. Marqueteiro. Ou eu estou pegando no pé?


O bom moço por excelência ainda vende muito. E dinheiro todo mundo gosta. Fundações, exposições, ongs, franchising, etc... Deve haver um montão de gente faturando e vivendo nas custas do falecido. Nada de mais.


O que incomoda é o oportunismo das frases feitas e bem colocadas, fazendo crer que ainda há um poderoso marqueting por trás do bom piloto. Tão poderoso que não pode deixá-lo morrer.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Da Silva 50


Quem me conhece sabe que eu nunca gostei do Senna. Nunca gostei como pessoa. Sempre achei um piloto marqueteiro. Aquela lenga lenga de cara sofrido nunca colou para mim. O sujeito se fazia de coitado e de menosprezado. Enfim, um saco. Mas o cara era bom. Quando teve carro foi 100% eficiente. Ganhou corridas, ganhou títulos. Foi sacana. Foi sacaneado. Jogou bem esse jogo chamado F1. Aí chegou 94. O mundo inteiro esperava um massacre do melhor piloto com o melhor carro. Zero ponto e morte. E, se não tivesse morrido, tomaria pau do mesmo jeito. Sem querer ser polêmico, o cara teve o "benefício" da morte inesperada. Virou mito. Incontestável. A sua derrota não aconteceu. Ficou simplesmente no campo das hipóteses. Ninguém viu o cara caindo pelas tabelas. "Parou" no auge, assim como Pelé.

Para mim, restou a lembrança de um piloto bom. Gênio? Talvez. Volto a dizer, dá para encher uma perua Kombi de pilotos melhores que ele, na minha opinião.

Como diria um amigo, o cara morreu na frente.

Enfim, parabéns pelo aniversário de 50 anos.

sexta-feira, 19 de março de 2010

FAB

Da FEB pouco sobrou. O desempenho dos brasileiros na Segunda Grande Guerra, equipados com o P-47 Thunderbolt, foi digno das mais altas condecorações por bravura e desempenho impecável. Os pracinhas e os pilotos da Força Expedicionária Brasileira foram um dos poucos momentos de respeito que este país mereceu ao longo da história. Mostraram que o P-47, bem conduzido e manejado, era um avião imbatível. Era capaz de sofrer pesadas avarias em combate e, mesmo assim revidar. Tornou-se um elo entre o Brasil e os E.U.A.
A FAB, sucessora da FEB, está há quase dez anos tentando renovar seus caças. O velho F-5 Tiger já está beirando os 60 anos de projeto. Os Mirage então, viraram peças de museu e alguns tiveram pior destino: foram canibalizados pela falta de peças de reposição.
Acho que a FAB deveria continuar com a parceria americana. Afinal, os T-33, os AT-6, os F-5, os B-25, estiveram ao nosso lado sempre. Só para constar, a Esquadrilha da Fumaça usou por uns tempos os Fouga Magister franceses no lugar dos Temeia. Os aviões eram a jato e difíceis de operar nas condições brasileiras. Houveram poucas exibições com esses jatos. Voltaram correndo para os velhos, manobráveis, robustos, inquebráveis Temeia.
Voltando ao programa de renovação, os F-18 Hornet estão já quase velhinhos nos E.U.A. Já estão em sua segunda geração como os Super Hornet. Avião bom. Mas já ultrapassado.
Curioso que o F-15 Eagle, mais antigo, só pode ser vendido a Israel. Mas é muito mais avião que o F-18. Por aqui acho que nunca virá.
Ainda o caça mais vendido dos E.U.A. é o F-4 Phantom. Puta avião. É o sonho de consumo de qualquer piloto de caça. Lançado em 1954, o Phantom foi o mais bem sucedido avião americano financeiramente. Há ainda esquadrilhas voando ao redor do mundo com o F-4, também conhecido como Mig Eater, Cavalry, Sudden Death. Como eu queria ver os Phantom por aqui!
A nomenclatura dos aviões americanos seguem as letras: B - Bomber, P - Pursuit, F - Fighter e T - Trainer. Aqui era comum chamar os T-33 Lockheed de Luquide.
Curioso também é o companheiro molusco não exigir que os aviões sejam todos Mig, Sukhoi, Lavockin...

Porcarias


Todo mundo sabe que aqueles cachorros da raça pit bull são traiçoeiros. Sem exceção. Não adianta nada aqueles babacas falarem que o animal responde ao meio do mesmo jeito que foram tratados e coisa e tal. O problema é que quando esses cães atacam alguém, nunca é da família do retardado que é o dono do animal. Deviam se arrebentar uns aos outros. O pit bull devia estraçalhar o filho do dono e não o moleque ou a velha que, por azar, estavam passando pelo local. Esse cachorro e o dono dele são umas porcarias.


Todo mundo sabe que a droga traz malefícios. Muitos. Mas tem um montão de nego drogado que vive bem e não dá bandeira porque tem dinheiro. Esses são os piores. Alimentam o tráfico, dão grana para bandido e estão numa boa, na sociedade, na coluna social, no jet set. O bandidinho de morro ou de farol tinha que dar uns tecos nessa gente. O pior é que sobra para um pai de família no farol, uma professora na escola, um adolescente que reagiu a um assalto. Os drogados ricos são umas porcarias.


Todo mundo sabe que político faz merda. Só que a cada quatro anos há um baita botão de reset que apaga tudo da memória. Está chegando novas eleições e vamos fazer merda de novo. Não adianta dizer que não. A Dilma vai ganhar e não se encontra um nego na rua que fala que vai votar nela. Que nem o Collor, o careta fez mais de 5 milhões de votos e, quando deu merda, a gente não achava um puto que votou nele. Os eleitores no Brasil, eu e voces, somos umas porcarias.

Pequenos detalhes


Não, não se trata de um monte japoneses e nem da música. Trata-se das pequenas coisas que acontecem e que mudam a nossa vida. Detalhes que podem passar despercebidos, fora de hora ou mesmo insignificantes. Ninguém é de ferro. Todos temos altos e baixos. E a diferença é saber olhar esses detalhes no meio do caos. Estou passando uns problemas de família... tem de saúde também. Então, todo dia fica aquela nuvem preta rondando minha cabeça. Por mais que o céu esteja de brigadeiro, ela está lá. Só eu a vejo.

Ontem eu pude ao menos ter a companhia de um amigo para almoçar. Falar de outras coisas, sair da rotina, planejar, sonhar um pouco, enfim, sair do problema.

Preciso fazer isso mais vezes. É esse o pequeno detalhe. É isso que vale a pena.

Obrigado Miguel.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ajuda a este pobre coitado


Uns tempos atrás eu coloquei aqui uma foto com a série de autoramas Estrela McLaren. Saíram entre 74 e 75. Estou precisando desesperadamente de um deles para completar minha coleção. Então, vão logo tratando de ajudar. Só preciso da caixa em bom estado. O recheio eu tenho de sobra...

Viver do passado


O Pelé foi o maior de todos no futebol. Indiscutível. Essa dúvida entre aquele cheirador argentino e o nosso Rei existe só na cabeça de tonto.

Estou falando no Pelé para ilustrar o Santos. Grande time. Aliás, timaço. Naquele época só tinha um ou outro time no planeta que podia enfrentar o Santos sem sair de campo goleado. Vejam bem, naquela época.

Pois não é que o time praiano ainda vive daquela época de glória? Vive do passado. Teve, lógico, alguns bons momentos, mas foi só isso. Já repararam que a maioria dos torcedores do Santos são velhos? Ahh, Pelé, Coutinho, Pepe... Libertadores e Mundiais de 62 e 63...

Então, agora tem esse time que, se não for campeão, pode montar uma daquelas boy bands de dança de rua. Lindo. Os carinhas todos de cabelinho moicano, roupinha igual, brinquinho, e dançando juntinhos. Olha que máximo!

Como diria um amigo, tô bege...

E a besta do apocalipse do treinador? Tomou um ralo do Palestra domingo e já armou um discurso que existe uma conspiração anti santista. Não quiz citar nomes e também não quiz dizer claramente o que seria essa conspiração maluca.

Ô tontão, se tem bala na agulha, dá logo nome aos bois e desembucha. Coisa de retardado essa história de recado a quem servir a carapuça.

Na foto, o Pelé e a Xuxa. A piada é velha mas cabe aqui. O nome do filho deles seria Xulé.

terça-feira, 16 de março de 2010

Prognósticos...


Eu tenho alguns dias com a vontade de escrever bem forte. Alguns não. Hoje é desses dias de baixa no cérebro. Tenho muita coisa dentro da cachola mas não consigo exprimir em texto. Sei lá. Coisas de tonto.

Mas vão alguns prognósticos calculados com a ajuda do bom e velho matemático Oswald de Souza:

- o Poverello não vai ser campeão este ano.

- tá difícil ganhar um troco extra e a possibilidade da Mega é zero. Eu não jogo...

- a tormenta Dilma afetará sim nossas vidas este ano.

- desisti de vez de tentar emagrecer.

- sonho todos os dias com a RD 74. Preciso achar uma...

- vou tentar, de novo, pintar meu Opala este ano.

- já estou puto por antecipação: o Deep Purple virá novamente ao Brasil. E novamente não vou...

- a rotina casa/trabalho está matando a pau.

- o tempo passa e os projetos vão ficando para trás...

- os ídolos estão ficando cada vez mais velhos. E morrendo...

- alguns problemas de família entraram para a eternidade.

- a imbecilidade do povo continua aumentando.

- cansei.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Não podia faltar


Como o final de semana foi de velocidade, não poderia faltar um pitaco no Poverello.


Ele correu? Não vi e nem falaram muito nele. Durante a transmissão, se o Trio Parada Dura da Globo tocou no nome dele ou da equipe umas duas ou três vezes foi muito.


Será que foram os freios? O motor? O câmbio? Ou será o conjunto Poverello/Williams?


Acho que no ano que vem dá. Ou, se acontecer uma reviravolta, ainda este ano. Pode ser. Gente, o empresário do cara é mago. Olha que 18 anos vendendo esse peixe... o cara é muito bom. Deve promover até defunto.


O Patrick Head e o Frank Williams são dinossauros da F1. Vencedores. Inovadores. Campeões. Não consigo entender como compraram a idéia de que o Poverello viria somar alguma coisa a equipe. Experiência? Acerto de carro? Competência? Arrojo? Dinheiro? Velocidade? Patrocínio? Macumba? Petrobrás? Mulatas? Simpatia? Arisco? Sal grosso? Vontade? Sarcasmo? Ironia? Balacobaco? Telecoteco? Jeitinho? Mandinga? Nada disso ele tem...


Ah... já sei. O Poverello vai ensinar aos ingleses o que é o 1º de abril...

36 títulos


Olha a foto dos campeões vivos. Só faltou o Nérso e o Kimi das Vódica. são 36 títulos na foto. Conseguem saber os nomes exatamente?
OBS: o rapaz de saia não é corredor e nem campeão...

Tóchico


Eu sempre apreciei quadrinhos. A revista Mad tinha uma época de ouro e o meu cartunista preferido era Mort Drucker. O traço do cara era fabuloso. As caras que ele fazia nas sátiras de filmes em cartaz era impagável. Um gênio.

Por aqui eu gosto do Angeli. Um pouco do Millôr e um tiquinho do Glauco. Deste último, gostava mais da Dona Marta.

Poi bem, o cara morreu de morte matada. Seria simples se fosse só isso. Mas não é. O tal de Glauco, além de cartunista, era fundador de uma igreja de devotos do Santo Daime. Sempre soube que este chá, parente do ayahuasca, era alucinógeno. Não adianta quem toma falar que não é, porque é. Ponto.

Então, classificando essa droga como merda, só podia dar merda mesmo. Um de seus discípulos não queria nada além do que ser apresentado como Jesus Cristo. Só. Louco o moço? Ou louco quem faz apologia a essa droga? Enfim, estão entre iguais, o morto, o filho do morto, o Jesus cover e o bando que toma essa porcaria.

Ah, lembrando: algum imbecil lá no congresso liberou o chá para uso restrito em cultos religiosos. Lindo.

Só falta agora liberar o resto para fins de pesquisa no cérebro.


Como diria uma tia, o cara chupa tóchico...

Para poucos


Se eu estivesse por lá, nem assistiria ao GP do Bahrein. Estaria satisfeito em ver o Emerson dando um ralo no 72D. Sim, ele andou forte com o Lotus 72D do seu primeiro campeonato.


Só ia ter dó dos caras que iam me carregar desmaiado já que, de novo, estou beirando os 140 kg.


Foi a reunião de todos os campeãos mundiais vivos para comemorar os 60 anos da F1. Por motivos óbvios o Nersão não foi e o Kimi não foi por retardadice mesmo. Azar deles.


Deu gosto de ver as fotos e um pouquinho pela Globo. Viu D. Globo, como é legal transmitir a F1? Faço aqui uma sugestão: que tal um especial sobre o evento?

F1


Tirando a participação do Rei na transmissão, sobrou pouca coisa para falar bem da F1. A corrida, com todas as modificações deste ano, foi um porre de chatice. As ultrapassagens não existiram. Ouve alguma coisa na largada, mas na corrida não. Alonso passou o Massa na largada e passou o Vettel quando a RBR quebrou. Só. O resto foi o resto.


Eu não me considero um cara chato. Mas eu tenho que ser chato por imposição desta porcaria das novas regras. Não funciona. Continua o trenzinho em fila indiana. Não vai haver troca de posição no braço. Vai haver por deficiência do equipamento. Ferrou de novo.


A classificação é uma porcaria. Q1, Q2 e Q3 é coisa de nego tonto. Que adianta o cara andar rápido no treino? Supostamente isso seria obrigação na corrida. Agora o neguinho vira uma barbaridade no treino e na corrida fica babando e entupindo o dreno dentro do cockpit. O pior é que dá sono assistindo isso.


Solução? Simples: treino de uma hora, quatro jogos de pneu para cada tonto, o mais rápido leva.


E as novatas? Quero ver o Galvão explicar o SS acima dos 107% na Austrália. Palmas para a Lotus Tabajara, conseguiu terminar a prova quando o Alonso já estava dando entrevista.


O novo tema da vitória? É melhor usar quando o SS conseguir sair com o carro dos boxes. Ou será que vão tocar mesmo com o rapaz chegando em... em... em... lá atrás?

Pena de morte


É uma pena não existir a pena de morte no Brasil. Até rimou. Poderia ser também uma pena não assinar com uma pena a pena de morte. Legal. Mas no fundo é uma pena mesmo.


Depois eu vou falar do Alonsito e a F1. Mas agora eu quero falar da corrida na Band. Falo corrida da Band porque nem eu sei direito quem opera aquele troço. Falo troço porque aquilo não é corrida. Onde já se viu consertar a "pista" na madrugada da corrida? Onde foram parar as obturações perdidas pelos pilotos? Que evento, no planeta, pode ter mais desinformação da TV? Como o dono da TV pode errar uma frase tão simples como "Gentleman, start your engines"? Como aquela imbecil conseguiu destruir o hino nacional mais do que a Vanusa? Como fizeram uma pista idiota em uma cidade que possui Interlagos? Como pode uma corrida, por mais tosca que seja, ainda ser narrada pelo simpático Do Valle?


Tem mais um monte de perguntas... paredão de fuzilamento neles...

quinta-feira, 11 de março de 2010

SS


Não é vagabundice mas eu vou me referir a Senna Sobrinho como simplesmente SS. Não confundam com Silvio Santos.


Pois bem, o SS nem estreou ainda e já estou com aquela sensação de que o rapaz vai herdar toda a babação de ovo do falecido tio. Sinceramente, considero o morto um excelente piloto. Eficaz quando teve equipamento. Chorão quando não tinha. Mas a palavra que mais ilustra o cara, para mim, é competente. Ponto. Eu não gostava e não gosto, da insanidade que a globo criou em volta do cara. Uma idolatria manipulada, marqueteira, oportunista... que o nosso primeiro locutor impetrou na cabeça da maioria do povo. Nesse ponto, volto a dizer que, a maioria das pessoas que não gostam do Senna, como eu, podem creditar sua repulsa ao piloto a Galvão Bueno.


E está começando de novo. Li agora há pouco que o mané que fez aquele tema da vitória já está "compondo" um novo tema para o SS. Não é implicância. É a simples constatação de que vem mais um piloto marqueteiro por aí. Piloto não precisa de jingle, piloto precisa de equipamento e talento.Quer um tema inesquecível para assiatir corridas? A música do filme Grand Prix é o estado da arte para esse tipo de assunto. Bom, voltemos ao SS. Galvão, pelo amor de Deus, não vá rechear a transmissão da corrida com xiliques e tietagem ao moleque. Deixa o SS trilhar seu caminho sozinho na F1. Voce já se ferrou com o Poverello. O Massa parece que acordou. O Di Grassi ainda é pobre.


Então, deixa o SS sossegado.


Aí, quem sabe, as pessoas começam a gostar de voce também.

Mãe Dinah


Olha, eu juro que eu não estou pegando no pé do Poverello, mas o cara é demais de tonto. Eu acompanho vários sites sobre velocidade e a quantidade de besteira que esse rapaz fala é enorme. Digo besteira porque o cara não anda, se rasteja atrás de dinheiro. Digo besteira porque o cara não ganhou nada, fica azarando quem ganha. E digo besteira sobre as "previsões" do moço. Nem a caquética da Mãe Dinah é capaz de falar tanta retardadice. "...a temporada de 2010 será muito competitiva..." Essa é para ganhar o Oscar."...as equipes novatas vão ter um pouco de dificuldade..." O cara é um mago!!! "...pretendo me adaptar ao Williams rapidamente..." Não lindo, deixa para o ano que vem...

Enfim, se falar o óbvio é ser correto, desprendido, legal com a imprensa, troféu laranja, eu prefiro mil vezes o Piquet. Mandava tudo à merda(com o perdão da expressão) e pouco vagueava sobre o futuro.

Aliás, repararam que o Poverello fala como se tivesse 1538 títulos na F1? O cara é mala...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bolão


Dia 14, no Bahrein, Senna Sobrinho vai:


a) Passear no shopping e trazer um presentinho para sua mamãe.

b) Ficar no box sentado no carro que não quer ligar.

c) Telefonar para o Tio Bernie e pedir uma mãozinha.

d) Fazer um pré datado ao dono da equipe para poder andar.

e) Acertar de última hora um patrocínio relâmpago com a Globo.

f) Correr na Stock como segundo piloto do Cacá.


Olha, a lista vai até o ítem z...

Os Bancos...


Aqui em Jaú existem três hospitais. Um é dedicado exclusivamente ao câncer, outro é municipal e outro uma santa casa que cuida do geral. O único ponto em comum entre eles é a luta para a captação de recursos. Digo luta por que é literalmente uma luta conseguir dinheiro em qualquer órgão governamental e principalmente privado para os hospitais.

Agora, já repararam como é fácil banco estatal ou privado patrocinar qualquer atleta, principalmente piloto de corrida? Como pode? Será a maior exposição na mídia? Será uma fórmula mágica que essas pessoas têm e não sabemos? Só para lembrar: cadê o Banco Nacional? Banco do Paraná? Ligados a pilotos da F1 e Indy respectivamente?

Não precisa explicar, eu só queria entender como essa gente consegue tanto dinheiro assim tão fácil... por vezes é até oferecido.

Hospital é que nem guarda-chuva. Só lembramos dele quando chove.

TZ 750




Nos anos 70 a Yamaha dominava as corridas de 250 cc e 350 cc. Começou também a ganhar nas 500 cc com os dois pilotos da foto, Agostini e Roberts, e partiram para o projeto da moto mais violenta já fabricada em termos de potência e desempenho, a TZ 750.


Quem já ouviu um Ferrari F1 andando sabe que a coisa mais marcante é o ronco do motor. E nem se pode dizer ronco pois os mais fanáticos dizem que o motor Ferrari canta. Essa canção só tem um rival: o motor da TZ. Quatro cilindros em linha, dois tempos, dois virabrequins, quatro carburadores e escapamento dimensionado 4 em 4.


Pelo que contam, ouvir a TZ em Daytona com Agostini e Roberts em 1974, era pura magia. O som das marchas subindo e a redução nas chicanes deixavam todos de cabelo em pé. Estou procurando com um amigo um video on board na moto de Roberts desta corrida. Se conseguir, coloco aqui.

terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto Tóquio


Ontem, com a vitória sobre o todo poderoso Sertãozinho, a Diretoria alvi-verde anunciou o Projeto Tóquio. Logo após a conquista, em meio a muitas lágrimas e gritos de "agora vai!", ainda no vestiário da Arena Barueri, o Presidente fez um discurso comovente. Ao lado do novo Oswaldo Brandão, Beluzzo convocou a torcida para a caminhada rumo ao país do sol nascente.

Carregado nos ombros dos atletas, foi ovacionado até a chegada a São Paulo. Alguns poucos torcedores estavam em êxtase total e gritavam em côro "dá-lhe, dá-lhe porco!!!". O herói da partida, Claiton Xavier, não conseguia falar de tão emocionado. "...foi duro. A equipe do Sertãozinho correu muito, abrilhantou nossa vitória..."

Já estou me organizando para comprar a passagem para Tóquio 2011.

Quero fazer aqui uma homenagem ao time de Sertãozinho. Todo time está de parabéns. Mas a vitória foi nossa! É isso aí! Chupa Sertãozinho!!!


Daí eu acordei e vi os gols no Jornal da Globo...


Sonho besta...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Lebister de Itú


Olha que fotinho fofa. Os caras brincam com cada coisa... Vira e mexe aparece um liga desses meio mordido na praia. Que nem aquele mané australiano que morreu outro dia com um espinho de arraia no peito. Nem sabia que esse bicho tinha isso.

Aí ficam esses sufistas de araque dizendo que tubarão é bicho ruim. Eu iria concordar quando visse um em frente a choperia que eu frequento, mordendo neguinho na calçada. Aí sim seria um bicho da muléstia que nem fala um amigo da Paraíba.

Ou, agora querer matar a orca que deu perda total na mocinha tratadora. Ou espancar aquele leão faminto que comeu um muleque no Ceará.

Nada mais legal que bicho. Na dele.

Aprendendo a postar videos...

O blog vai ficar um pouco melhor de agora em diante. Estou aprendendo a postar videos. E o primeiro da lista é um video on board no Lotus de Jim Clark. Achei outro dia no You Tube. Vale a pena ver: as malditas árvores perto da pista(cinco anos depois deste video, uma delas matou Clark na Alemanha), nenhuma área de escape, roupinha de missa, luvinha de pelica, capacete de metal e a sapatilha surrada. Como se não bastasse isso, vejam o punta taco em cada freada e a suspensão dianteira torcendo que nem bambú. Pura arte. O som do motor está presente porém muito baixo. Também o locutor cobre um pouco esse som e não para de falar.
Mas o que vale é ver o cara correndo. O traçado, o total controle, o romantismo e a figura de Chapman nos boxes que, além de chefiar a equipe, torcia como nunca para poder arremessar a boina na chegada.
Eu nasci na época errada. Tenho plena certeza disto.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Nova equipe para 2011


Não queria contar antes, mas sabem como é, aqui vai em primeira mão: tem equipe nova no pedaço ano que vem: A Almeida Racing.

O carro foi desenvolvido totalmente com o Paint do Windows 95 e as oficinas do Senai. O projeto leva o nome do Professor Almeida já que a classe de quase 40 alunos votou por unanimidade na escolha do nome. O chassis é revestido com cera de carnaúba e leva também um pouco de casca de coco para dar um reforço. A asa dianteira é de balsa e a traseira de compensado 4mm para não empenar na reta. O motor foi trabalhado com peças cedidas gentilmente pela Sucata do Jumbão e o acerto final ficou com o conhecido mecânico de motos Torrão. O patrocínio será integral dos Calçados Mulher Veneno já que o dono é genro do Almeida e tem um cartão do BNDES. Os pneus serão ressolados com um novo processo a frio e restos de garrafa pet. A parte aerodinâmica foi o processo mais difícil pois o Paint dava pau toda hora. Câmbio e amortecedores serão fornecidos e cedidos em comodato pelo Supermercado Ferreira pois o filho do dono, o Máico, corria de gaiola até outro dia.

A pintura foi o único ponto de discórdia pois o piloto Jenílson é crente e a turma tinha escolhido uma foto de Iemanjá para o bico do carro. Acertaram a parada em um churrasco na edícula da equipe, no Jardim Belém, e o segundo piloto, Washington, também não fez questão da imagem, pois era iansã quando criança. Os treinos foram feitos no loteamento recém asfaltado perto da edícula e os tempos de volta ficaram próximos aos do Kréber, que tem uma CG que anda que nem o capeta. Pena que foram poucos os dias de treino. O chequinho pré-datado dado no posto do Jão voltou alínea 12 e o Almeida ficou puto com o cara que redepositou sem falar com ele.

Mas a turma, quero dizer equipe, estará pronta e tinindo na estréia. Falta a tia Marta acertar a parcela da viagem, mas o cara do ônibus falou que leva do mesmo jeito porque ele gosta de corridas e tem um filho chamado Uéliton Senna de Camargo.


Dessa vez vai!!!

Bola quadrada


Ê Verdão... E pensar que já falaram na Academia que o Antonio Carlos é o novo Oswaldo Brandão... E pensar que venderam de graça o Cavalieri e agora o Marcos vai sair de fininho... E pensar que a badalação dos craques Diego e Clayton já está acabando... E pensar que os salários milionários entram em campo... E pensar que se pode fazer omelete sem ovos... E pensar que os torcedores podem esperar... E pensar que gente séria está no comando do time... E pensar que os jogadores pensam que podem reverter a situação na hora que quiserem... E pensar que aquilo que entra em campo é chamado de time... E pensar que existe uma fórmula mágica onde um mameluco se transforme em jogador... E pensar que existe um departamento dentro do clube que sonha em vender esses jogadores a apurar algum lucro ainda... E pensar que, de pensar, morreu um burro.


Que tal emprestar a bola quadrada do Quico?

quarta-feira, 3 de março de 2010

The Gari Killer


O Boris deu um fatality nos garis da Paraíba. Acabou saindo ileso da vassourada que os caras queriam dar nele. Para quem não sabe, Boris, The Gari Killer, acabou com a moral de dois garis em pleno ar no Jornal da Band ano passado. E a Justiça acabou por dizer que tudo ficou meio mozarella, meio aliche, com borda recheada de impunidade. Resta saber se a comunidade dos garis vai querer dar uma ripa no véio, tipo uma hora que ele bobear, já que gari existe em qualquer lugar onde tenha uma rua.

Pelo menos uma baixariazinha tinha que rolar, e pegar justo no calcanhar do cara, dizendo que ele não chega nem nos pés da Velha Surda da Praça. Ou partir para a apelação, dizendo que o cara é a cara da sogra do Dino.

Isto é uma vergonha!!!

Faz um 21...


Será que eu entendi direito? Dia 14 começa o mundial de F1. E o Senna Sobrinho vai se reunir domingo, dia 7, para acertar de vez com a equipe? E o carro? Dizem que amanhã, dia 4, será apresentado em Murcia. E a pré temporada? E os testes? Quando esse cara vai andar? Vai estrear largando? Estou tentando fazer vinte e uma perguntas e acho que serão mais de cem... Nem o site da equipe está no ar ainda. Aparece o logo da natimorta Campos-Meta.

O duro vai ser aguentar o Galvão apupando o super sobrinho... já está dando nojo antes. Se ele puxar o saco do sobrinho um milhão de vezes menos que do finado tio, ainda assim vai ser dose. Vai falar que o cara não precisa de nada, e que se der fiasco, foi culpa da equipe, que os pneus e coisa e tal, que o circuito não estava preparado, que o Balestre, do além, está prejudicando o moleque... que a F1 mudou, e que o cara é super bom, etc, etc, etc...

Tomara, mas tomara mesmo que eu esteja enganado.

Maravilhas da Internet - Parte 587469


Todo mundo sabe que a Internet é a porta para vários mundos. E na Internet podemos encontrar sites que podem deixar a gente louco. Começando pelos colecionadores de carros de corrida, o que, por si só já é de deixar o queixo caído, achei esses dias um site porreta.

Eu gosto, mas muito, de auto-rama. Tenho uma modesta coleção de auto-ramas Estrela. É a marca que se consolidou nos anos 60 como produtora deste brinquedo e logo suplantou a ATMA. Portanto toda minha coleção é baseada nos Estrela e até o último dos Fittipaldi.

O site que eu achei é este: http://www.mrconey.com/

Não dá para acreditar o que o cara tem para vender e leiloar. Mês passado um carro H.O. da Aurora chegou a quase 20.000 dólares. Tem de tudo, todas as escalas, todas as marcas do mundo, inclusive Estrela. Dá para ficar puto. Na foto um caminhão Aurora da série Vibrators, pela bagatela de 11.000 dólares. Tem louco para tudo.

Como diria um amigo, dá raiva ser pobre...

Trote de calouros


Volta à tona um problema corriqueiro: os trotes violentos nas faculdades. Abominável a conduta dos veteranos, não o trote. O trote pode ser sadio, pode ser cômico e pode ser benemérito. Nada mais inofensivo que um trote bem bolado. O meu, por exemplo, foi ter aula com um professor durante uma semana, que já havia morrido há um tempão.

Como tudo hoje em dia, os veteranos estão cada vez mais selvagens e idiotas. Solução? Criar um ranking de escolas onde o trote é civilizado. Vai doer no bolso das escolas particulares quando os calouros não se interssarem mais por estudar lá. Fácil. É só fazer.

Que tal se instituir um trote padrão? Vinte cestas básicas, dez, cinco, sei lá... para uma instituição da cidade onde o calouro escolher. É sadio, politicamente correto e sem violência.

Não vamos ficar discutindo isso por mais vinte anos. Há solução. Inclusive dos pais orientando e cobrando os educadores e instituições de ensino.

Os Anos Ovais


C.A.R.T., esse era o nome da "operadora" na época que eu começei a assistir as corridas do Tio Sam. Era uma época de vacas magras para os brasileiros que lá andavam. Emerson estreou em uma equipe de final de grid que tinha um patrocinador com a cor predominante rosa. Era de doer a vista, carro e macacão rosa. Não me recordo bem, mas acho que também por lá ele foi o pioneiro. Depois da aposentadoria da F1, foi buscar prestígio na américa do norte. Conseguiu. aliás, o que o Emerson não consegue? Foi rei novamente. Trouxe a nós um novo tipo de corrida, uma corrida "chata", "monótona", a primeira vista. Descobrimos a bandeira amarela, as 500 milhas, os astros americanos e o Emerson. Sim, descobrimos novamente o maior de todos. Empreendedor, pioneiro, carismático, incansável e veloz. Título em 89 e duas 500 milhas de Indianápolis. Quase desnecessário dizer que enquanto houve essa época de ouro da F-Indy o Rato foi o ponto alto das transmissões. Na época a rede global não transmitia o evento e o título do Emerson quase passou batido na emissora carioca. Imperdoável. Mas tudo bem. O ponto é que tudo o que se fala hoje de Indy, Cart, F1, A1GP, Masters, IRL, e o que mais for, deve-se ao Rato.

E não se fala mais nisso.

terça-feira, 2 de março de 2010

RD do Miguel

Esta RD é do Miguel. Ela está minuciosamente descrita no passo a passo do site Motos Clássicas 70. É preciso acessar para crer o que foi feito nesta moto. O Miguel a fez renascer de um jeito que, creio eu, nem o mais fanático louco faria. Eu, por exemplo, nem tenho a capacidade para isso.
Voltemos à moto. Eu a vi de perto várias vezes e cheguei a dar uma voltinha nela. Pronto, já bastou para ficar com aquele sentimento horroroso de inveja. Inveja sadia, claro. Mas o que chama a atenção foi o cuidado com os detalhes, a beleza da restauração, o esforço insano para conseguir as peças, enfim, um trabalho de gênio.

Vou dar um aviso aqui. Miguel, se sua moto sumir, vai lá em casa que ela estará por lá. Ou torce para eu não acertar a Mega...

Zoroastro Avon


Sempre, mas sempre, fui ligado a nomes de pessoas. E existem nomes que são impossíveis de se esquecer. Este é um deles. Outra coisa, já repararam que piloto que se preza tem nome exótico? Ou que, pelo menos soa bem? Então, vou contar um pouco sobre o Zoroastro, piloto que descobri no fantástico site Bandeira Quadriculada.
Zoroastro nasceu em 3 de dezembro de 1928 em São João Batista, interior de SP. Faleceu em 2006 em Curitiba. Era piloto de testes da Simca e corredor dos bons. Aqui eu vou transcrever um trecho da revista Quatro Rodas de 1961:"... ele passou em frente aos boxes emparelhado com um JK... nas retas o JK sempre tirava uns 100m de vantagem que o Avon ia recuperar entrando pendurado nas curvas. Assim foram, o Simca na cauda do JK, até a curva do Sol. Foi então que o Avon deu tudo o que podia, entrou por fora e alinhou os "focinhos"... os carros derrapavam e largavam borracha na pista. O gesto de Avon foi mais impulsivo, acelerou tudo, ultrapassou para chegar na curva seguinte, a do Sargento a 145 Km/h, olhando o JK pelo retrovisor. Entrou e saiu da curva de tal jeito que o piloto do JK desistiu do pega..."
Só por aí já basta para ilustrar o que eram as corridas de verdade. Nada de ajuda eletrônica, nada de equipamento especial, nada de nada, além do braço e do talento.